quarta-feira, 16 de maio de 2012


esse frio acabou comigo!!!comi muito e não me mexi nada ...me dá fome demais...porque?
Quando estamos expostos à baixa temperatura, perdemos calor pela superfície corporal: quanto maior o frio, maior a perda de calor. A nossa temperatura é programada pelo hipotálamo, o nosso “termostato”, para ficar em torno dos 36,5oC.
No inverno, em decorrência dessa perda aumentada de calor, o organismo gasta mais energia para regular a temperatura corporal. Esta energia é conseguida por meio de dois processos: o primeiro, proveniente da utilização dos estoques de energia corporal. Estocamos energia sob a forma de glicogênio e gordura, entretanto, apenas o primeiro tipo é solicitado nestas situações, já que o tecido adiposo tem a importante função de isolamento térmico. O segundo processo é o efeito térmico dos alimentos: na digestão e metabolização dos alimentos, se libera energia térmica, ou seja, se produz calor. Portanto, quanto maior o consumo de alimentos, maior a produção de calor!
No frio, tendemos a consumir maior quantidade de carboidratos já que dietas baseadas nestes macronutrientes tem maior efeito na termogênese induzida pela dieta. Ademais, como o hipotálamo sai da sua temperatura de equilíbrio, a regulação do centro da fome e saciedade é modificada, com um número maior de receptores de serotonina livres, o que induz a fome. Outro motivo para preferirmos os carboidratos nesta época: eles são o principal macronutriente envolvido na produção da serotonina.
Para driblarmos o excesso de alimentos no inverno, a alimentação deve ser feita em intervalos médios de três horas; devemos incluir na dieta alimentos quentes como sopas, caldos e chás quentes, já que bebidas e alimentos quentes esquentam as mucosas por contato; devemos incluir saladas cozidas variadas, já que os vegetais crus se tornam pouco atraentes nesta época; além disso, respeitando-se as particularidades de cada um, podemos adicionar ao consumo habitual, os alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, chá mate, chá preto, cacau em pó, gengibre, pimentas e o guaraná em pó e; como não podia faltar, devemos incluir na dieta habitual os precursores da serotonina: vitamina B6, encontrada em cereais integrais, carnes, leguminosas e levedo de cerveja; magnésio, em cereais integrais e vegetais em tons verdes escuros e; triptofano, em nozes, banana, aipo e cacau.
No inverno, assim como em todas as estações do ano, uma dieta equilibrada e adequada as nossas necessidades garante um melhor controle sobre a fome e sobre o peso corporal!
ainda bem que hoje o sol tá saindo ...bem tímido mas já é um começo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

amo seus comentários volte sempre !